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IMPORTÂNCIA DO BRIEFING
CASE: CRIAÇÃO DE UMA MARCA

brienfing-marca

Sempre que começamos um novo projeto a pressão por prazos curtos e resultados consistentes é grande. Tecnicamente entendo a complexidade deste quadro mas no papel de gestor fico tentado a seguir por este caminho nada produtivo.

Por outro lado devo destacar a importância de começar um projeto da forma correta, levantando os dados e esmiuçando todas as características da marca, produto ou serviço que vou representar e, para tanto, é imprescindível a elaboração de um BRIEFING bem elaborado e o mais detalhado possível.

“NÃO ABRA MÃO DESTA FASE DO PROCESSO, OS RESULTADOS SERÃO DESASTROSOS”

André Aguiar

Para tentar ajudar, elaborei um BRIEFING resumido que pode ser utilizado para projetos de elaboração de uma Marca ou de uma Logo, como preferir. Fiz algo sucinto e leve, de forma a não impactar nos prazos de seu projeto. Vamos lá !

PARTE 1 : SOBRE A EMPRESA \ NEGÓCIO

NOME FANTASIA:
DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO:
( Importante detalhar onde a empresa atua, se é digital, física ou ambas. A abordagem para locais físicos e digitais é diferente. Marcas de conteúdo falam de forma diferente que Marcas de Produto ou de Serviços )
MISSÃO:
(Importante saber o que a empresa se propõem a fazer, de forma a adequar a formatação da Marca aos desejos da empresa)
VISÃO:
( Saber os objetivos futuros da empresa é relevante para a formatação da Marca )
DIFERENCIAIS:
( Caso existam diferenciais relevantes vale a pena referenciá-los na Marca )
CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO ALVO:
( Importante saber com quem se fala (interesses, idade, região, sexo e por aí vai). Usar a linguagem certa, direcionada ao público alvo da empresa )

PARTE 2: SOBRE A MARCA

EXISTE ALGUM SLOGAN:
( Importante saber se existe dentro da empresa algun SLOGAN. Imagina terminar o trabalho e descobrir que existem uma Frase que representa a empresa no mercado )
CORES BASE:
( Cores padrão da empresa )
TIPO DE FONTES:
( A tipologia da Marca faz parte do conjunto. Saber se o cliente gosta de fontes arredondadas, simples, complexas ou serifadas é relevante )
ELEMENTOS DESEJADOS:
( Existem elementos que o Cliente deseja na Marca ? Uma imagem ou uma letra ou um nome. Isso acontece muito )
REFERÊNCIAS VISUAIS POSITIVAS:
( Veja as Marcas que seu cliente gosta. Dessa forma terá uma referência sobre os seus gostos )
REFERÊNCIAS VISUAIS NEGATIVAS:
( Veja as Marcas que seu cliente NÃO gosta. Dessa forma terá uma referência sobre os elementos que devem ser evitados )
QUAL MENSAGEM DESEJA PASSAR:
( Toda marca deve ter uma história e deve passar uma mensagem. Pense nisso e discuta com seu cliente )

3. SOBRE APLICAÇÃO DA MARCA

NECESSITA VERSÃO WEB E PARA IMPRESSÃO:
( Importante para saber a necessidade de modelos em alta e baixa resolução. Esquemas de cores (RGB ou CMYK) e outros detalhes )
NECESSITA DE VARIAÇÃO DE ORIENTAÇÃO (HORIZONTAL / VERTICAL) ?
(Em tempos de redes sociais mutantes, ter variações da marca podem ser uma mão na roda. Verifique a necessidade de elaborar variações da Marca por orientação, ou seja, retangular, quadrada e até circular )
NECESSITA DE VARIAÇÃO DE TRAÇO – POSITIVO \ NEGATIVO:
( Verifique a necessidade de criar variações da marca para fundos claros e escuros )
NECESSITA DOCUMENTAÇÃO DA MARCA:
( Elaborar um manual da marca com paleta de cores, tipologia, aplicações e detalhamento conceitual pode elevar o valor do serviço )

Lembre-se que este modelo pode (e deve) ser customizado as suas necessidades mas não deve perder a dinâmica. Velocidade e objetividade são seus diferenciais !

Abraços,

André Aguiar

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