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E-MAIL MARKETING: Como e quando usar sob a luz da #LGPD

e-mail-marketing-capa-post

Muitos clientes da DMXWEB insistem em se achar especialistas em #MarketingDigital (isso por si já é interessante) e quase obrigam as agências a criar campanhas de e-mail marketing fora de propósito, sem a devida estratégia e ignorando as regras impostas pela nova #LGPD.

QUANDO USAR CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

Só para relembrar: Não existe receita de bolo no marketing digital e, sendo assim, o conteúdo deste post refere-se a minha opinião e não expressa verdade absoluta.

André Aguiar

Sou fã de campanhas de e-mail marketing focadas nos seguintes objetivos:

  • Relacionamento o Fidelização: Usando a base de dados de seus clientes (observando as normas da LGPD) para enviar material relevante com objetivo de manter o relacionamento e, eventualmente, oferecer produtos;
  • Remarketing: Campanhas focadas em fazer novas vendas para clientes que já consumiram sua marca;
  • Carrinhos Abandonados: Campanhas focadas em recuperar clientes que começaram a comprar e, por algum motivo, abandonaram o processo no meio;
Google Remarketing e e-mail marketing
Google Remarketing

COMO USAR: ESTRATÉGIAS INTERESSANTES

Existem N estratégias que resultam em taxas interessantes de abertura e leitura de nossos e-mails mas vou citar a estrutura de abordagem que utilizamos por aqui e que, normalmente, dá muito certo.

Objetivos, Mensagem, Publico e Metas

Antes de meter a mão na massa precisamos saber o que desejamos alcançar com a campanha, qual o público vamos atingir (como eles se comunicam), qual a mensagem (dores, diferenciais e experiências) vamos focar, como vamos nos comunicar com eles e quais as metas espertadas.

Remetente

Estatisticamente remetente impessoais são ignorados mais vezes que aqueles com nomes de pessoas comuns. Minha sugestão é: Esqueça remetentes como escola, faleconosco, lojax ou similares. Use nomes de pessoas reais e comuns (Clara, Lucia, Andreia, Andre, Pedro, Marcio e etc…).

Subject ou Título da Mensagem

O Subject é aquele resumo que identifica o e-mail. Ele é a isca para leitura de nossa mensagem. Imagine a quantidade de mensagens que uma pessoa recebe por dia e como ela faz a seleção do que vai ler ou não.

Se a pessoa não conhece o remetente e se o subject não interessa, a possibilidade de leitura é ZERO.

Composição e Estratégia

Quando elaboramos uma estratégia para e-mail marketing não podemos tirar da nossa cabeça que estamos enviando uma propaganda para uma pessoa que, em via de regra, não quer receber. Sendo assim vamos ser diretos, objetivos e RELEVANTES. Vamos falar de temas que interessem nosso público alvo, que ajude em suas necessidades (ou desejos), usando a linguagem que eles esperam de nós e com recompensas interessantes.

O primeiro bloco, mais importante, deve capturar a atenção e o interesse do alvo. Foque nas dores e como você vai ajudar a resolver o problema ou satisfazer o desejo dele.

O Bloco secundário deve oferecer a recompensa (descontos, cupons, brindes) interessante (faça pesquisas para saber se sua recompensa é interessante).

Por fim, no bloco final, o CALL TO ACTION que vai levar seu alvo para uma compra ou para a página que CONVERSÃO.

Layout da Mensagem

Quando pensamos no criativo temos que ter o cuidado de observar a plataforma usada pela maioria de nosso público. Se for um publico de DESKTOP, podemos usar mais imagens (sem exageros). Caso contrário pense em imagens menores. Não esqueça de ser RESPONSIVO no layout.

Sou à favor de mesclar imagens com textos com objetivo de passar pelos filtros anti spam, para facilitar a leitura e criar uma similaridade com os e-mails de nosso dia a dia.

QUEM MANDA UMA MENSAGEM PARA UM AMIGO USANDO UMA IMAGEM GIGANTE QUE TOMA TODO O E-MAIL?

Comece com uma saudação tradicional, aborde as dores e como você pode ajudar, use imagens para ilustrar a qualidade da experiência oferecida e por fim CALL TO ACTION.

Ferramentas de Disparo

Por fim escolha uma ferramenta confiável de disparo. A ferramenta deve ter boa reputação, gerar relatórios confiáveis de taxas de abertura e cliques. Ela deve seguir as normas da LGPD com possibilidade de esquecimento e alteração de dados.

Essas são minhas dicas BÁSICAS para o envio de campanhas de e-mail marketing. Espero ter ajudado.

Se quiser ter acesso a muito mais conteúdo, clique aqui e acessa a DMX LIBRARY. Abraços

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