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Pare de reclamar e comece a ganhar dinheiro. Empreender é preciso!

Se você pode sonhar, então pode fazer

Tenho ouvido reclamações de todos os lados sobre a falta de empregos, exigências das empresas e sobre os baixos salários pagos no mercado atual. Em paralelo a este mundo de reclamações, vejo pessoas esperando que o mundo se resolva para que possam se realocar ou aumentar seus rendimentos.

Em cima dessa realidade fico pensando no que essas pessoas estão esperando para empreender ? Criar seus negócios digitais, oferecer seus serviços (muitas vezes qualificados) para PME que nunca teriam a chance de contratá-los? Eu vejo um mercado cheio de oportunidades e desafios para quem entende que Empreender é Preciso !

Depois de pensar muito, resolvi criar este post com algumas dicas que que você comece seu próprio negócio digital, gere sua renda, seja mais feliz e, quem sabe, gere empregos. Vamos lá !

realizar sonhos
“Se podemos sonhar, podemos realizar.” – Walt Disney

PASSO 1: O QUE POSSO FAZER?

Selecionar qual serviço oferecer ao mercado é muito simples: Escolha algo que ama (pois se especializar será um prazer), algo que domina (para vender algo, você precisa ter autoridade no assunto) e por fim algo que faça diferença na vida das empresas ou pessoas (mesmo que ainda não saibam disso).

Uma vez determinado o que podemos oferecer ao mercado, você deve se atualizar. Tire uma semana, não mas que isso, para entrar em grupos de discussão sobre o tema (assim fica por dentro das novidades), fazer todos os cursos gratuitos que puder, assista palestras On Line, veja vídeos e se possível vá a algum evento.

Uma vez finalizada esse etapa, você já sabe o que vai fazer e estará atualizada sobre as novidades do mercado. Obviamento uma semana não transforma ninguém em autoridade mas lembre que FEITO SEMPRE É MELHOR QUE PERFEITO!

feito-melhor-que-perfeito
Comece fazendo algo. Esperar a perfeição não resolve nada !

CRIANDO UM PRODUTO

Um produto é todo conjunto de soluções materiais ou não que podem ser vendidos. Não importa se você vende brigadeiros ou consultoria, para que você tenho sucesso precisa encapsulá-lo de forma que possa ser resolver uma demanda e comercializado.

O primeiro passo é identificar quais os problemas que seu produto resolve ? Ele mata a fome de alguém ? Viabiliza a realização de um sonho ? Aumenta a produtividade ? Ajuda e vender mais ? Ajuda e divulgar uma empresa ?

Uma vez determinado qual DOR (problema) seu produto resolve, vamos determinar qual o público vamos atingir. Quem pode comprar seu produto e por que. Onde ele está, como ele se comunica, onde vive e sobre o que gosta de falar e fazer.

Criando-Produto
Criar um produto é encapsular uma expertise de forma a resolver o problema de alguém

Agora que determinamos o que vamos vender e para quem, precisamos determinar a forma. Podemos vender uma caixa com 6 brigadeiros, podemos vender o serviço de buffet, podemos vender treinamento corporativo, uma palestra, uma consultoria pontual ou um contrato de consultoria contínua.

Escolha duas ou três modalidades, saindo da mais básica para algo mais complexo. Não esqueça de preparar algo GRÁTIS pois o processo de venda fica mais fácil quando oferecemos algo para nosso cliente experimentar. Invente algo, crie e não esqueça que Empreender é preciso!

DICA: O GRÁTIS pode ser um e-book ou uma visita inicial ou uma amostra. O importante é criar o relacionamento com seus clientes.

METENDO A MÃO NA MASSA: CRIANDO AUTORIDADE

Se você tiver R$ 500,00 para gastar com um serviço e dois profissionais a disposição sendo o primeiro desconhecido e o segundo cheio de referencias na internet, artigos escritos, um blog, atendimento on line e via Whatsapp, qual você escolheria ? Sem dúvida o segundo.

Sendo assim chegou a hora de VOCÊ ( que resolveu que Empreender é preciso!) mostrar ao mundo sua autoridade sobre o tema que pretende comercializar e para isso vamos tomar as seguintes providências:

Determine o prazo de 1 semana para finalizar essa etapa. Integre as mídias sociais (meno o Linkedin) para que fazendo uma postagem seja replicada pelas demais (tem gente que acha isso uma temeridade mas para quem está começando o FEITO É MELHOR QUE O PERFEITO) e comece a produzir conteúdo. Dê dicas, escreva artigos, crie relacionamentos. Escreva material relevante com um doido. Poste com regularidade. Se puder produzir pequenos vídeos, será ótimo.

Esse processo, que não é rápido, de criar autoridade é o que vai embasar a escolha de seu produto para uma empresa. Não é fácil, não disse que seria, mas com certeza só vai te ajudar a ser um profissional melhor.

EQUIPE E PARCEIROS

Analise seu produto e veja com que tipo de pessoas ou empresas você pode se associar de forma a facilitar sua entrada no mercado. Vamos a alguns cases particulares:

CASE 1: Percebi que meus clientes também utilizam serviços de empresas de TI. Procurei algumas dessas empresas e ofereci meus serviços GRATUITAMENTE de forma a torná-los mais interessantes. Em contra partida eles me indicam para seus clientes. Hoje essa é minha principal fonte de novos negócios.

CASE 2: Percebemos que algumas agências são ótimas em estratégias e design mas pecam na metrificação e na implementação das ferramentas tecnológicas. Dessa forma oferecemos nossos serviços para preencher essas lacunas, aumentando a qualidade dos serviços que elas oferecem e gerando renda extra para nossa empresa.

O mais interessante é que esses parceiros podem estar perto de você, em seu circulo de amizade. Procure com atenção.

ESTRATÉGIA COMERCIAL

Vamos pensar com calma: Você já tem um produto, já tem autoridade, já tem parceiros para melhorar seu produto, agora vamos vender.

Estratégia de Parceiros que Indicam: Lembre que procuramos parceiros para melhorar nossos produtos (CASE 1 acima), use os contatos deles para enviar seu portfólio. Lembre de focar nos problemas que seus produtos podem resolver;

Abordagem Direta: Capriche nas postagens no Linkedin. Procure convidar potenciais clientes para sua rede, sem oferecer nada. Estude a empresa alvo e, sutilmente, aponte alguma coisa que pode ser melhorada através do uso de técnicas que você domina. Lembre, até agora você não está vendendo mas conversando. Se a conversa evoluir se coloque a disposição para ajudar. Normalmente é assim que as vendas diretas começam;

Anúncios Patrocinados: Se houver algum orçamento para publicidade, procure algum profissional que entenda do assunto e produza 1 campanha de anúncios patrocinados. Nada de investir muito no começo. Marketing é uma mistura de técnica com tentativa e erro. Comece com valores pequenos e quando tiver certeza do formato, aumente o investimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Caso não tenha como emitir notas fiscais, saiba que o Governo Federal criou (há alguns anos) o MEI, modelo de empresa focado no Microempreendedor Individual. Nele você poderá emitir notas fiscais, pagar seus tributos e ficar em dia com suas obrigações. Clique aqui e veja como usar o MEI.

O SEBRAE é uma instituição muito legal que dá apoio a novos empresários com cursos, seminários e apoio. Use e abuse deles. Clique aqui e conheça mais do SEBRAE.

Existem dezenas, quem sabe, centenas de outras formas de começar a empreender mas acredito que seguindo essas dicas você terá as ferramentas para começar a construir seu sonho.

Não se esqueça: Empreender é preciso !

Quer ter acesso a mais material técnico e dicas de negócios ? Acesse nossa LIBRARY !

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