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Instituições de Ensino nas Mídias Sociais: Estratégias e Objetivos

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Sempre acreditei que cada segmento (e cada empresa) tem objetivos específicos e, por conseguinte, estratégias próprias para chegar a resultados positivos em suas ações nas mídias sociais.

A história da DMXWEB sempre foi ligada as Instituições de Ensino, seja desenvolvendo sistemas seja fomentando projetos acadêmicos, nossa vida começou e se desenvolveu dentro do ambiente acadêmico e por isso podemos falar com propriedade deste ecossistema.

Hoje vamos abordar um pouco dos objetivos e estratégias que podemos implementar para que instituições de ensino tenham ações relevantes nas mídias sociais.

OBJETIVOS BÁSICOS

Cada escola tem seus objetivos mas, para exemplificar, separamos os mais comuns e que, se implementados, podem representar um diferencial.

  • Comunicação Corporativa: Serve para criar um canal de comunicação com pais e alunos. Levando o dia a dia das crianças para o celular dos pais;
  • Fidelização: Objetiva reduzir a evasão de alunos, seja por ações interativas que visam analisar os desejos e frustrações dos pais (e dos alunos) manter os alunos seja por meio de ações que visam reforçar o desempenho e os diferenciais da instituição;
  • Monitoramento das Mídias Sociais: Ter profissionais recebendo tudo que se comenta nas suas mídias e interagindo rapidamente é fundamental. A velocidade de resposta pode ser o diferencial para a manutenção ou a evasão de um aluno;
  • Gerenciamento da Reputação: Ter uma equipe monitorando o que se fala da instituição, analisando o que as pessoas acham do trabalho oferecido e servindo de ponte entre a direção e as mídias sociais é fundamental para evitar a queda da sua reputação;
  • Gerenciamento de Crise: Situações adversas, avaliações negativas ou comentários pejorativos devem ser tratados de forma imediata pela instituição nas mídias sociais, Deixar que sem resposta uma critica pode causar um estrago considerável na sua reputação;
  • Campanhas de Captação de Alunos: Planejar, implementar e gerenciar as campanhas de captação de novos alunos é um trabalho que dura o ano todo. Devemos monitorar a concorrência, nossa reputação e exaltar nossos diferenciais para que os pais percebam como nosso trabalho pode melhorar a experiência acadêmica do aluno. Campanhas mal planejadas e em cima da hora mais atrapalham que ajudam.

ESTRATÉGIAS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Obviamente um post nunca seria grande o bastante para enumerar a quantidade de estratégias possíveis para que sua escola possa ser relevante nas mídias sociais, selecionamos algumas de forma a ajudar você a levar sua instituição para o mundo digital.

  • Crie entre 1 e 3 ações diárias para mídias sociais. Podem ser de comunicação de eventos, conteúdo pedagógico, fatos relevantes do dia a dia ou ações de natureza informativa. O importante é que sejam relevantes para vida da comunidade acadêmica;
  • Varie os temas de acordo com o mês e não esqueça de colocar o cliente (pai, mãe e alunos) com centro de suas ações;
  • Adotar em seu dia a dia sugestões dadas pelos pais e importante. Dar publicidade a isso é FUNDAMENTAL;
  • Tenha alguém monitorando suas mídias sociais TODO DIA. Comente, interaja e responda a todos. Mostre que são importantes;
  • Dê publicidade aos elogios;
  • Solucione as críticas;

Utilizando as estratégias certas e trabalho duro, seus objetivos serão alcançados com muito mais facilidade. Esperamos que nossas dicas possam ter ajudado vocês.

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