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Desafios para o Sucesso na sua Loja Virtual

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Toda semana recebemos contatos de pessoas com o mesmo problema: Minha Loja Virtual não vende.
Depois de anos ajudando essas pessoas, percebemos uma padrão de comportamento e resumimos AQUI tudo que você precisa saber para ter Sucesso na sua Loja Virtual.

“As vendas no mundo digital não são fáceis. As ferramentas de comparação e reputação levam toneladas de informações para o consumidor. Quem não estiver pronto para este ecossistema agressivo está fadado ao fracasso.”

André Aguiar

NO QUE PENSAR ANTES DE INVESTIR NA SUA LOJA VIRTUAL

Antes de pegar seu dinheiro e investir em uma loja virtual SOLO é muito importante pensar em alguns itens que vão embasar seu negócio e podem ajudar a garantir o Sucesso de sua Loja Virtual.

  • O que eu vou vender ?
  • Para quem eu vou vender ?
  • Qual a relação de Demanda e Oferta do meu produto (chamo de produto todo item ou serviço à venda) ?
  • Como vou me comunicar e ganhar a confiança de meu público ?
  • Meu preço é competitivo ?
  • Já tenho uma planilha de precificação ?
  • Quanto vou investir para me posicionar no mercado ?
  • Quanto tempo consigo esperar minha primeira venda (já vi lojas demorarem meses para 1a venda) e quanto tempo posso esperar até o ponto de equilíbrio ?
  • Qual minha estratégia para lançar minha loja, começar a vender e depois escalar minhas vendas ?
  • Como vou enviar (método, embalagem e estratégia) meu produto para o cliente ? Quanto isso vai custar ?
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No que pensar antes de investir em sua Loja Virtual

OS PRIMEIROS PASSOS PARA TER SUCESSO EM SUA LOJA VIRTUAL

As primeiras coisas que devemos pensar é na qualificação dos produtos que vamos vender e quem devemos atingir. Preparar os produtos de acordo com a demanda de nosso público alvo é fundamental.

“Em via de regra pessoas não compram produtos. Compram experiências.
Plante experiências e colha resultados !”

André Aguiar

Depois comece a pensar na precificação de seus produtos. Os valores devem cobrir os custos fixos, custos variáveis e ainda apresentar uma margem de lucro razoável. Além disso devem estar em sintonia com as expectativas de seu público alvo e com sua estratégia de marketing.

Já com os itens básicos definidos é necessário elaborar seu plano de marketing, ou seja como vamos lançar, vender e escalar suas operações. Uma loja sem estratégia de marketing tem 99% de chance de não prosperar.

PLANO DE MARKETING BÁSICO

Um plano de marketing pode ser elaborado de milhares de formas diferentes, para efeitos acadêmicos, vamos trabalhar alguns itens que podem ajudar você a ter Sucesso na sua Loja Virtual.

  • Estratégia de apresentação da loja e dos Produtos: Seus Banners e as fotos dos produtos são seus vendedores. Eles dão o sprint final nas vendas de sua loja. Montá-los de forma a converter é fundamental;
  • Lançamento: Precisamos criar expectativa de que um novo produto ou loja vai chegar no mercado. É fundamental criar relacionamento e, se possível, construir a loja junto com seus clientes;
  • Tráfego Orgânico: Muitos acessos vem do Google e por isso precisamos dialogar com ele de forma muito assertiva. Criar uma ferramenta de conteúdo (revista eletrônica ou blog) é fundamental para encher o Google de conteúdo e trazer clientes para seu negócio;
  • Anúncios de Lançamento: Chegar fazendo barulho é fundamental. Criar promoções absurdas (preço de custo) são uma técnica maravilhosas para mexer com o mercado e tornar sua loja conhecida;
  • Política de Relacionamento: Manter os clientes felizes e com sua marca viva em sua mente é fundamental. Elaborar uma estratégia para manter contato com eles, enviando descontos, catálogos e convites é essencial. Lembre-se que um cliente feliz passa a ser divulgador de sua marca.
  • Orçamentos de Marketing: As Mídias Sociais não são filantrópicas. Sem algum dinheiro para alimentá-las o sucesso é praticamente nulo, salvo raras exceções. Separe valores mensais para turbinar suas ações;
  • Estratégia para Escalar suas Vendas: Depois da loja lançada e clientes fidelizados, chegou a hora de aumentar suas vendas. Elaborar estratégias para escalar gradativamente suas vendas é muito importante;
  • Prazos e Metas: estabeleça prazos e metas para todas as fases de sua operação. Estude sobre metrificação e exija relatórios atualizados do desempenho de suas campanhas.

ESCOLHENDO FERRAMENTAS E PROFISSIONAIS

Agora que você já sabe o que precisa, vamos escolher as ferramentas que vão conduzir ao Sucesso na sua Loja Virtual.

Wordpress para Inbound Marketing
Ferramentas para seu E-Commerce

A primeira coisa é definir quem vai te ajudar em sua estratégia de marketing. Nada de primo do cunhado. Procure profissionais que possam agregar a sua jornada e que possam ser dispensados em caso de baixo desempenho.

Uma vez que você escolheu um consultor, chegou a hora de ferramenta de E-Commerce e de sua customização. Não é uma tarefa fácil e pode ser demorada.

DICA: Registre seu domínio direto no Registro.br , nada de registrar com terceiros.

Escolha ferramentas (plataforma de e-commerce) de empresas já estabilizadas pois o suporte é mais eficiente e os sistemas mais estáveis. Uma vez escolhida e contratada a plataforma, vamos trabalhar.

Neste ponto você pode usar o consultor orientar no layout da loja e para criar todas as artes necessárias. Quanto ao cadastramento dos produtos, caso tenha disponibilidade, pode ser feito por você sob orientação do consultor, economizando bastante. Caso não possa, contrate uma empresa para isso.

Com a loja pronta e estratégia preparada é arregaçar as mangas e vender.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabemos que existem muitas dificuldades em ter sucesso no mundo virtual mas é extremamente gratificante quando conseguimos. Viver sob nossas regras e baseados e nossos esforços não tem preço.

Caso tenha alguma dúvida estou as ordens. Mande uma mensagem ou comentário que responderemos assim que possível.

Abraços e boas vendas.

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